22 Significados do sonhos comuns que não deve ignorar

Quais são os significados e símbolos mais comuns dos sonhos e por que eles são importantes? Compreender alguns dos significados mais comuns dos sonhos pode nos ajudar a entender melhor o que está nos incomodando em nossa vida diária, e é uma maneira incrível de entender melhor a mente subconsciente.

Se você tiver alguns desses símbolos oníricos comuns, vale a pena prestar atenção ao seu significado. Com esses sonhos, sua mente está tentando enviar a você uma mensagem importante, então entendê-los será muito benéfico.

Agora, vamos começar com os 22 significados de sonhos comuns que você nunca deve ignorar:

1. Queda

Sonhos caindo são um dos temas de sonho mais comuns. Freqüentemente, o sonho de cair representa uma área de sua vida em que você se sente frustrado e oprimido. Tente pensar onde você pode sentir essa “perda de controle”?

Pode ser escola, trabalho, vida amorosa ou falta de apreço pessoal, etc. Se você estiver caindo e nunca chegar ao solo, pode representar a perda de controle.

Se você atingir o solo, pode significar que você está errado sobre algo. Se outra pessoa está caindo, olhando e se sentindo impotente, o significado pode ser que você não pode controlar o destino dela.

Tente estar ao seu lado nas horas de necessidade, mas não tente comandá-los. Por outro lado, se você se sentiu mais bem na situação, talvez haja algo que você possa fazer por essa pessoa – um gesto ou ação ousada que a ajudará a evitar a queda.

2. Afundando ou se afogando

Afundando ou se afogando

A água simboliza emoções. Afundar ou se afogar na água é um sinal de que você permite que as emoções controlem sua tomada de decisões em sua vida diária. O sonho simboliza que você deve aprender a controlar melhor suas emoções e não permitir que elas o controlem.

Alternativamente, um sonho de naufrágio pode significar que você se sente oprimido ou incapaz de impedir que uma situação negativa piore. Do lado positivo, esse sonho pode simbolizar o fim de uma fase difícil e desagradável de sua vida.

3. Voando

Sonhos de voar são incríveis e bastante comuns. O sonho pode ser um sinal de algumas coisas. Primeiro, pode ser um indicador de que você deseja liberdade sexual. Outra representação pode ser sua sensação pessoal de poder.

Voar com facilidade e alegria é sinal de que se sente superado por uma situação específica. Talvez você tenha criado uma oportunidade para si mesmo.

Se você está lutando para manter o equilíbrio durante o vôo, pode ser um sinal de que está lutando com algo em sua vida diária.

Obstáculos em seu sonho podem significar que uma situação ou pessoa está em seu caminho. Tente pensar no que o impede de fazer algo que deseja em sua vida desperta.

4. Veículo fora de controle

Veículo fora de controle

A interpretação do sonho de estar dentro de um veículo fora de controle é que certos eventos em sua vida diária fazem você se sentir fora de controle.

A interpretação do sonho de estar dentro de um veículo fora de controle é que certos eventos em sua vida diária fazem você se sentir fora de controle.

Isso faz você se sentir em perigo e é um sinal de que você deve “assumir o controle” de sua vida. Este símbolo de sonho também pode indicar que você está pensando sobre o caminho atual que está percorrendo.

Pode ser difícil aceitar que às vezes você não tem controle total, mas quanto mais você tenta controlá-lo, mais fora de controle você pode se sentir.

5. Desastre

Sonhar com enchentes, terremotos, erupções vulcânicas, tornados ou outros desastres simboliza que seus problemas pessoais estão saindo do controle.

O sinal do sonho é que o seu subconsciente não quer evitar e ignorar os problemas, e é um sinal para enfrentá-los e se livrar deles.

6. Enterrado vivo

Ser enterrado vivo e não ter forças para gritar e respirar indica que há um conflito ou confusão em sua vida. O sinal do sonho é que você precisa encontrar uma nova maneira de escapar de certas situações.

A interpretação também sugere que você deve buscar novas perspectivas e, mesmo que precise de ajuda, não hesite em pedir apoio a outras pessoas.

7. Ficar ferido, doente ou morrer

Ficar ferido, doente ou morrer

Sonhar com alguém (um amigo, um membro da família ou mesmo uma celebridade) sendo ferido ou morrendo indica que a morte acidental é na verdade algo em sua vida que não está mais funcionando corretamente.

A interpretação é que você deve seguir em frente e abrir uma nova página em sua vida. É um sinal de um novo começo.

8. Sendo perseguido

Sonhar em ser perseguido geralmente indica que você está lidando com o estresse e o medo em sua vida diária. Em vez de enfrentar seus problemas, você os está evitando.

Outro significado do sonho pode estar relacionado à sua recusa em aceitar idéias específicas, e é possível que aquele que o está perseguindo represente uma parte de você.

Certas coisas em sua vida desperta estão desencadeando esses sonhos. Lembre-se de que tudo o que está perseguindo você é um reflexo de seu caráter.

Tente se lembrar de como você se sentiu quando essa pessoa/coisa estava atrás de você; se você estava com medo, isso pode ser um sinal de que você está tentando evitar um problema ou um problema que está lhe causando muita ansiedade e raiva.

Se o caçador não for ameaçador, você pode evitar uma responsabilidade que não é tão urgente na vida real. O sinal desse sonho é considerar sair da bolha e agir para resolver certas situações; dessa forma, você se sentirá mais confiante e se livrará dessas preocupações.

9. Paralisia/preso na lama

Paralisia preso na lama

Sentir-se preso na lama sugere que você está assumindo muitas responsabilidades e não expressando seus verdadeiros sentimentos ao acordar.

Você está se esforçando para escolher o melhor caminho e as melhores opções, o que o deixa se sentindo preso. O sinal desse sonho é que mesmo que você  não  seja a melhor decisão, é fundamental seguir em frente.

Isso o ajudará a se sentir melhor e será um passo à frente para se libertar. A sensação de que suas pernas estão presas simboliza que algo ou alguém está bloqueando sua melhora e impedindo-o.

Tente parar de pensar demais e faça mais para se mover ainda mais. Se você se sentir paralisado, pode ter experimentado uma condição chamada paralisia do sono.

Você pode ter alucinações assustadoras porque, mesmo que de repente acorde de um sonho (ou pesadelo), você pode transferir imagens oníricas que permanecerão em sua percepção. A condição também é acompanhada por dificuldades respiratórias.

A melhor coisa que você pode fazer é tentar manter a calma. O relaxamento e a afirmação de que se trata apenas de um sonho farão com que seu corpo acorde naturalmente, permitindo que as imagens assustadoras e as alucinações desapareçam.

10. Dano ou perda de casa/propriedade

Seu cavalo representa o eu interior. Sonhar com perda ou dano de propriedade sugere que você está se sabotando. Não cuidar de si mesmo coloca em perigo o seu bem-estar emocional.

Por outro lado, se você sonha em encontrar novos quartos em sua casa, ou reforma em sua casa, o sonho indica que alguns aspectos de sua vida vão melhorar em breve.

Você pode se sentir danificado ou que as coisas estão se deteriorando. Sua identidade está ameaçada ou algo valioso (incluindo tempo) foi  perdido.

11. Dentes

Dentes

Dentes caindo costumam ser um indicador de insegurança e aparecem em tempos de transição. Isso pode indicar que você também está ansioso para envelhecer.

Se algo o estiver desafiando e você sentir que se sente mais fraco, lembre-se de que, apenas por ser mais autoconfiante, você pode mudar o nível de força que possui.

Se você vir alguém sem dentes, ou se você estiver sem dentes, isso pode simbolizar sentimentos sobre o envelhecimento. Se os dentes parecem estragados em seu sonho, pode significar que você disse recentemente algo de que se arrepende.

Se houver um dente que seja muito mais significativo do que os outros, pode ser um sinal de que você se preocupa com sua vida pessoal. Dentes limpos e saudáveis ​​podem indicar que você se sente financeiramente seguro e satisfeito.

12. O futuro

Sonhar com algo que você realmente deseja pode indicar que deseja preencher esse cenário na vida real. Pode ser que você esteja pensando em como melhorar a si mesmo e alcançar objetivos específicos na vida. Para que isso aconteça, você pode considerar mudar algumas de suas perspectivas para que isso aconteça.

Se você sonha que algo terrível vai acontecer no futuro, isso pode indicar que está ansioso quanto à sua saúde física e mental.

13. Falha em um teste

Falha em um teste

Sonhar que está falhando em um teste (ou em outra coisa) pode indicar que você está se comparando a alguém ou algo em sua vida desperta. Pode ser que você seja muito crítico consigo mesmo em sua vida desperta.

Quando você está sonhando com o fracasso, é um sinal de que você deve considerar se concentrar nas boas qualidades e nas coisas que você tem em sua vida, em vez de nas coisas que você acha que não são boas o suficiente.

Se você comparar com alguém, descubra o que a comparação significa para você. Você tem se sentido competitivo com a comparação?

14. Estar de volta à escola

Se você sonha que está de volta à escola, sua inconsciência pode chamar sua atenção para experiências passadas e refletir seus sentimentos atuais.

O sonho está relacionado à sua vida acordada – se você começou em um novo emprego, mudou-se para um novo apartamento ou simplesmente se sentiu inseguro sobre si mesmo.

Se esses sonhos forem negativos, pode ser um sinal de que você não resolveu os sentimentos da vida real e que está suprimindo certas emoções.

Outro sinal de estar de volta à escola pode ser que você nunca está velho demais para aprender coisas novas e, aprendendo lições essenciais em sua vida atual, você aprenderá mais sobre si mesmo!

15. Estar atrasado para alguma coisa

Estar atrasado para alguma coisa

Se você sonha estar atrasado para a escola, uma entrevista de emprego, um avião, um trem, um ônibus ou mesmo um encontro, isso pode ser um símbolo de raiva e frustração de perder oportunidades na vida acordada. Se algo ou alguém foi o motivo do atraso (no sonho), tente descobrir qual foi.

Além disso, se você está tentando chegar na hora certa e, apesar de seus melhores esforços, ainda assim perde algo, pode ser um sinal adicional de que você se sente mentalmente e fisicamente exausto.

Tente identificar a oportunidade em seu sonho e como você se sente por perdê-la. Um sinal vital desse sonho é pensar em se comprometer com alguma coisa. Caso contrário, você sempre se sentirá insatisfeito e usando seu tempo de forma ineficiente.

16. Parceiro trapaceiro

Sonhar que seu parceiro está tendo um caso e está traindo alguém pode refletir sentimentos de insegurança e solidão em um relacionamento atual. Talvez você tenha começado a perder a confiança em sua própria atratividade em sua vida desperta.

Pode ser que você esteja suspeitando que seu parceiro está traindo, mas se você é quem está traindo, seu subconsciente está lhe enviando um sinal de que você precisa de mais intimidade no relacionamento atual.

Se você se sentir animado com o sonho, isso sugere que você precisa experimentar coisas e experiências novas em sua vida íntima. Se você se sentir culpado, pode ser um lembrete das consequências de ter um caso na vida real.

Outra interpretação é que você de certa forma foi infiel a outra pessoa; talvez você tenha roubado a ideia de outra pessoa. Ter mais de um parceiro pode sugerir que você deseja variedade em sua vida sexual. Pelo contrário, pode ser que você esteja tentando lidar com muitas coisas.

17. Sonhos sexuais

Sonhos sexuais

Esses sonhos representam a ideia de buscar um equilíbrio entre os princípios masculino e feminino dentro de você (de acordo com Jung).

Pergunte a si mesmo o que me atrai, da pessoa que você dormiu dentro do seu sonho? Essa coisa específica pode ser uma qualidade que você mesmo deseja desenvolver.

Os sonhos sexuais também simbolizam suas necessidades individuais. Se você tem um sonho recorrente de ter relações sexuais, isso pode indicar que seu desejo de aventura sexual na vida desperta não foi realizado atualmente.

Isso não indica imediatamente que você está insatisfeito com seu parceiro (se estiver), mas simboliza que você pode ter um desejo sexual oculto. Considere expressar e liberar esses desejos na vida real, em vez de suprimi-los.

Sonhar com relações sexuais é comum e completamente normal; no entanto, se você tiver esses sonhos com muita frequência, é melhor examinar sua vida íntima e pensar em experimentar um pouco.

E lembre-se de que, se você está em um relacionamento na vida real, ter uma experiência íntima com outra pessoa nem sempre significa que está insatisfeito com seu parceiro.

18. Estar perdido

Estar perdido em um sonho pode estar relacionado à confusão e falta de direção. Qual é o ambiente dos sonhos em que você se perdeu? O local é um sinal de que se trata a confusão.

Esses sentimentos podem aparecer se você tiver problemas e precisar fazer alterações específicas que não deseja ou não deseja aceitar.

Pergunte a si mesmo em que sentido você perdeu o rumo e isso está relacionado a perder o rumo na vida, ficar confuso sobre tomar uma decisão, perder sua identidade ou sobre objetivos de carreira?

Encontre a origem do problema e, em seguida, descubra como voltar aos trilhos. Se você está procurando por algo perdido em seu sonho, sem saber o que está perdendo, isso pode ser um sinal de que você está procurando a iluminação.

Estar perdido também pode ser um sinal de que você está deixando hábitos e coisas antigas e familiares, para buscar um novo começo. A sensação de estar perdido é padrão, pois você pode ficar nervoso ao tentar algo novo.

19. Estar preso

Estar preso

A interpretação de estar preso em um sonho pode ser a de que há um conflito sobre como você tende a agir na vida real. O sonho pode indicar frustrações e confusão da vida acordada – pode ser qualquer coisa de seus relacionamentos pessoais, família ou trabalho.

20. Estar nu em público

Estar nu em um lugar público é outro sonho comum que representa o verdadeiro você, despojado de condicionamento social e o desejo de retornar ao seu eu natural. Você pode ter aspirações de revelar seu verdadeiro eu, sem usar máscaras e uma fachada.

A nudez sugere o desejo de atingir a consciência espiritual, o amor e o renascimento. Outro símbolo é que expressa desejos sexuais, mas também pode ser que você tenha medo de relacionamentos sexuais.

Além disso, pode haver uma situação que o faça se sentir vulnerável e você teme a maneira como aparece para os outros. Isso significa que você precisa aprender a se tornar mais autoconfiante e mostrar seu verdadeiro eu, mesmo que tenha medo de ser criticado.

Se outra pessoa está nua em seu sonho e aceita isso, pode ser um sinal de que você deseja que essas pessoas mostrem seu verdadeiro eu na vida desperta.

21. Sonhos recorrentes

Sonhos recorrentes

Se você tiver um sonho recorrente ou semelhante repetidamente, não o ignore! Sua mente está lhe enviando um sinal, ou seu subconsciente quer que você perceba algo.

A repetição de um sonho indica algo essencial que está relacionado ao seu crescimento pessoal. Depende do que é o sonho, mas apenas tente compreender totalmente e reconhecer a mensagem do sonho que seu subconsciente está lhe enviando.

22. Parente morto

Este sonho pode ser extremamente incômodo, mas não se preocupe; não é prever que alguém morrerá na vida real. Sonhos de morte estão relacionados a mudanças e são um sinal de que algo está chegando ao fim. Pode ser uma época da sua vida, um relacionamento com alguém, etc.

Você precisa considerar se livrar do passado e estar aberto a mudanças e novas oportunidades. A ligação com a pessoa que morreu  não está morta , porém, é possível ser diferente.

O sonho também pode estar relacionado a um aspecto de você mesmo que essa pessoa representa e, possivelmente, você está tentando reprimi-lo. Pode ser um sinal positivo ou negativo que descreve o relacionamento com essa pessoa.

Sonhar com alguém morto em plena vida também é comum. Esses sonhos sinalizam que seu subconsciente está tentando fazer uma transição da realidade externa para as memórias internas e lidar com os sentimentos que você tem em relação à pessoa que morreu.